1º Meeting da Hotelaria de BH visa fortalecer o turismo de negócios e eventos na capital mineira

A Casa do Turismo de Belo Horizonte, entidade que sucede o Belo Horizonte Visitours & Convention Bureau está promovendo no próximo dia 29 de outubro, o 1º Meeting da Hotelaria de BH e hotéis da RMBH, a partir das 13h, no Hotel Mercure Lourdes.
O evento visa reforçar a vocação de Belo Horizonte como um dos principais destinos de turismo de negócios e eventos do país. Focados no fortalecimento da hotelaria e no turismo como vetor de desenvolvimento, a Casa do Turismo pretende dar sequência ao trabalho que era realizado pelo BHCVB, entidade que foi fechada pela Justiça por inadimplência com fornecedores e que aguarda decisões judicias para ser extinta.
Com uma proposta voltada à integração e ao desenvolvimento do setor, o Meeting vai reunir fornecedores, gestores, empresários e profissionais da hotelaria em um ambiente B2B de conhecimento, relacionamento e geração de negócios, além de confraternização do trade.

O Meeting começa às 13h, com a abertura oficial conduzida por Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Érica Drumond, presidente da Casa do Turismo de Belo Horizonte. Estarão presentes também Bárbara Menucci, presidente da Belotur; Flávia Araújo, presidente da ABIH/MG, além de lideranças do trade.
Estão programadas uma série de palestras temáticas que abordam os principais desafios e tendências do setor. Às 14h40, Adriana Vidal, especialista em desenvolvimento humano e performance, fala sobre “Accountability, Vendas e Experiência do Cliente”. Às 15h20, o tema “Room Tax – Desafios na Economia do Setor” será apresentado por Toni Sando, presidente executivo do Visite SP e da Unedestinos.
Na sequência, às 16h, Tiziano Peres, consultor especialista em Inteligência Artificial, traz insights sobre o uso da tecnologia e da IA na rotina da hotelaria. Às 16h40, Omar Cáfaro, vice-presidente de Operações da Rede Accor, apresenta um panorama sobre tendências de mercado e hospitalidade. Encerrando o ciclo de palestras, às 17h20, Kauana Becker, gerente geral do Fasano Belo Horizonte, aborda o tema “Liderança e Vendas”, trazendo a perspectiva prática da gestão hoteleira de alto padrão.
A Casa do Turismo fechou recentemente uma parceria com a Federação do Comércio de Minas Gerais – Fecomércio, cuja direção atual é do experiente empresário Nadin Donato, que vem apoiando o turismo da capital através de incentivos financeiros e acordos de cooperação. Nadin enxerga no turismo grandes oportunidades de negócios para o comércio de Minas Gerais.

De acordo com Érica Drumond, presidente da Casa do Turismo e ex-presidente do BH Convention & Visitours Bureau, o é uma oportunidade de reencontro com os mantenedores da Casa do Turismo e de reafirmar que Belo Horizonte é polo de hospitalidade e turismo de negócios. “O Meeting da Hotelaria foi pensado para fortalecer o setor, discutindo temas estratégicos e estimulando conexões que impulsionam toda a cadeia produtiva do turismo. A capital mineira tem uma forte vocação para o turismo de negócios e eventos, e a hotelaria é um dos pilares dessa economia”, salienta a líder da hotelaria.
A iniciativa também pretende fomentar o debate sobre o papel do Room Tax, instrumento essencial de captação de recursos voltado à promoção turística e à atração de eventos para a cidade — tema que tem ganhado relevância entre gestores e entidades do setor.
Para a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Flávia Araujo, o Meeting reforça a necessidade de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Belo Horizonte Convention & Visitours Bureau, através da Casa do Turismo, que tem a missão de fomentar o turismo de eventos e negócios, levando o nome do destino para os players que definem o destino dos eventos em todo o Brasil.

“Quem é visto é lembrado, e por isso estamos nos reorganizando para estar presente onde os eventos nascem, junto aos promotores e players que possuem o poder de decidir para onde vai os grandes Congressos, e até mesmo as reuniões corporativas. Precisamos ser proativos e estar no radar dos organizadores em todo o país. BH goza de posição privilegiada no mapa do Brasil, tem uma hotelaria barata em vista de outras cidades localizadas nos extremos do continente, temos conectividade e atrativos que são decisivos na hora da escolha do destino. O pacote, para quem organiza e para quem participa, é muito mais vantajoso, e é com este espirito que vamos buscar os eventos para ocupar a nossa hotelaria e gerar negócios para Minas Gerais”, conclui a presidente da ABIH-MG que é diretora da Rede San Diego de Hotéis, uma das que mais crescem no país, com foco em cidade médias e polos regionais.
Com a realização da Casa do Turismo de Belo Horizonte, apoio da ABIH/MG e patrocínio master da Codemge, o 1º Meeting da Hotelaria de Belo Horizonte reforça a importância de unir os diversos agentes do turismo local em torno de uma agenda comum de desenvolvimento, buscando posicionar a capital mineira como referência nacional em hospitalidade e eventos corporativos.
O evento é uma realização: Casa do Turismo de Belo Horizonte, patrocínio Master da Codemge e apoio da ABIH/MG.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – Wpp/Pix: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando!