Embora tenha apenas 33 anos, o jovem Arthur Bambirra possui vasto conhecimento e produção acadêmica que lhe credenciou tomar assento na Cadeira n. 55 do IHGMG, patrono Conselheiro Lafayette – Posse neste sábado, 9 de agosto de 2025
Tomará posse na manhã deste sábado, 9 de agosto, na Cadeira n. 55 do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), o jovem Bacharel em Direito e assessor Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Arthur Bambirra, chefe de Gabinete do desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, também membro do IHGMG.
Arthur Magalhães Bambirra nasceu em Belo Horizonte, 33, filho de Djalma Simões Bambirra e Márcia Magalhães Bambirra, e possuiu dupla nacionalidade, a brasileira e a portuguesa. O jovem é assessor Judiciário, especialista em direito civil e empresarial, e em direito constitucional aplicado, com capacitações pela Escola Superior de Defesa (ESD) e pela Escola Superior de Guerra (ESG).
Arthur possui vários trabalhos publicados, entre eles “A constituição brasileira na visão da arte: interpretação conotativa do retrato de Dom Pedro I por Manuel de Araújo”; “Os impactos da pandemia do novo coronavírus nos contratos de locação imobiliária: desafios, experiências e possibilidades”; e “A Justiça Militar Brasileira no contexto da Segunda Guerra Mundial: o Tribunal Expedicionário e seus paradigmas”.
Embora muito jovem, Arthur já recebeu várias condecorações, com destaque para a Medalha da Inconfidência, a Medalha Mérito Cívico Duque de Caxias, a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, e a Medalha Amigo da Marinha do Brasil.
Além de extenso e rico currículo em várias áreas do conhecimento, destaca-se pela lhaneza no trato e pró-atividade, o que lhe rendeu as condecorações e participação em missões especiais, congressos, seminários, grupos de estudo, bancas especiais, delegações, representações diplomáticas e conselhos.
Arthur Bambirra tem como patrono no IHGMG o conselheiro Lafayettte Rodrigues Pereira e receberá a saudação como associado efetivo, pelo desembargador do TJMG, Marcos Henrique Caldeira Brant. O evento acontecerá no Auditório Demerval Pimenta, na Rua dos Guajajaras, 1.268, Santo Agostinho, em Belo Horizonte, às 10 horas deste sábado, 9 de agosto.
O IHGMG é uma das mais tradicionais instituições culturais do estado de Minas Gerais, fundado em 1907 com o objetivo de preservar, estudar e divulgar a história, a geografia, a cultura e as ciências sociais relacionadas a Minas e ao Brasil.
“O jovem Arthur Bambirra é frequentador da Casa há vários anos, um pesquisador de primeira, focado nas pesquisas e no seu trabalho no Tribunal, sendo um servidor exemplar, e possui várias experiências acadêmicas e excelentes trabalhos escritos sobre a nossa historiografia, que o credenciam para esta nova caminhada, o que habilitou ele a assentar nesta importante cadeira”, destaca o jornalista e escritor Ozório Couto, 3° vice-presidente do IHGMG e diretor do Patrimônio, vice-presidente da Abrajet MG e da Academia Luzense de Letras (ALL).
Ozório lembra ainda que O IHGMG é um órgão cultural e científico, repositor e guardião da história mineira e brasileira, onde se encontra importante documentação, como os originais dos traslados dos Inconfidentes da África para o Brasil: “Trata-se de um acervo da mais alta significação para Minas e o país, sendo reconhecido de utilidade pública municipal, estadual e federal, além de ser órgão consultivo do estado para a história e a geografia. Possui uma biblioteca (Copérnico Pinto Coelho) de quase vinte mil volumes, e a sede tem status de museu. Arthur Bambirra é interativo e diplomata nato, tem muito a contribuir com o IHGMG e com Minas Gerais”, encerra.
Sobre o Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais
O IHGMG promove as pesquisas históricas e geográficas, preserva e divulga o patrimônio histórico e documental de Minas Gerais, além de dar incentivo ao estudo da genealogia, heráldica, etnografia, arqueologia, sociologia e literatura. O IHGMG também publica trabalhos acadêmicos e científicos, mantendo o acervo documental, bibliográfico e iconográfico de valor histórico.
O Instituto é formado por um corpo de associados titulares, correspondentes, honorários e beneméritos, que geralmente são historiadores, pesquisadores, professores, escritores, juristas e personalidades ligadas à cultura e à história de Minas.
Entre outras atividades, o IHGMG publica a Revista do IHGMG , boletins e livros, e realiza seminários, palestras, conferências e exposições em parcerias com universidades, museus, bibliotecas e outros institutos que trabalham para a preservação de acervos históricos importantes como manuscritos, documentos raros e mapas.
O IHGMG possui 100 cadeiras com os respectivos patronos, preenchidas pelos associados efetivos. Os patronos são ligados à história mineira e nacional. Os associados correspondentes, honorários e beneméritos não dependem de quantidade e são eleitos de acordo com cada categoria, sendo o correspondente ligado ao mesmo patamar exigido para os efetivos, mas não possuem Cadeiras e sem direito a voto.
Cada empossado nas 100 Cadeiras do IHGMG precisa comprovar produção acadêmica ou intelectual relevante antes da investidura: publicações importantes ou trabalhos de impacto sobre a história, geografia, cultura, genealogia, etnografia ou temas afins de Minas Gerais, especialmente ligados ao patrono da Cadeira que ocupa.
Outro detalhe importante para os que pretendem ocupar uma Cadeira no Instituto é o reconhecimento no meio historiográfico ou cultural, como membro da comunidade cultural ou acadêmica de Minas Gerais com reputação consolidada.
Normalmente cabe a um associado efetivo sugerir o nome de uma personalidade para ser integrante efetivo do IHGMG, com criterioso processo seletivo, que passará primeiro pela Comissão de Admissão e esta submete o processo ao Conselho Diretor, que deve aprovar ou não, sendo necessário a presença de no mínimo nove conselheiros. Se aprovado, o novo associado tomará posse em sessão solene e receberá o diploma, o boton e a Medalha João Pinheiro, privativa dos associados efetivos.
O Blog deseja boa sorte ao jovem Arthur Bambirra e cumprimenta os membros do Instituto Histórico Geográfico por essa indicação, pelas qualidades profissionais e humanas que o novo associado possui, o que certamente enriquecerá as fileiras dessa Casa, berço e fonte de conhecimento, promotora de cidadania.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp/Pix: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pautas e doe!