A história dos açorianos remonta o Brasil Colônia, e vem da ocupação de Minas Gerais por colonos portugueses em busca do ouro

Está marcado para o próximo sábado (26) a abertura da Casa do Açores em Minas Gerais, em evento que acontece no Instituto Histórico e Geográfico, na Rua Guajajaras 1.268 – Barro Preto. É a oitava representação da entidade em território brasileiro, que terá como presidente, o advogado luso brasileiro e especialista em direito migratório internacional, Cláudio Motta.
A história dos açorianos remonta o Brasil Colônia, e vem da ocupação de Minas Gerais por colonos portugueses em busca do ouro, no período de exploração das minas de Ouro Preto, Mariana e também do diamante, na Bucólica Diamantina. Muitos vieram com as comitivas portuguesas e nunca mais voltaram, criando laços permanentes entre as duas nações que se diferenciam apenas pelo tamanho territorial.
Os Açores são um arquipélago de Portugal, composto por nove ilhas situadas no Oceano Atlântico. A Região Autónoma dos Açores é uma das duas regiões autónomas portuguesas com poder político e administrativo, sendo a região dividida nas cidades de Angra do Heroísmo, Pont Delgada e Horta. Local de beleza rara e de muitas semelhanças com o Brasil
Os Açores são a sétima região portuguesa mais populosa, com 236 413 habitantes (censo de 2021), a quarta maior área urbana portuguesa, com uma densidade populacional de 101,8 hab./km² e a sexta região portuguesa mais extensa, com uma área total de 2 322 km².
Para fins estatísticos, a Região Autónoma dos Açores constitui, ao mesmo tempo, uma das três unidades (NUTS I) de Portugal, uma das suas sete regiões (NUTS II) e uma das suas 30 sub-regiões (NUTS III).
Administrativamente, a Região Autónoma dos Açores subdivide-se em 19 municípios e em 155 freguesias. A ilha açoriana do Corvo (cujo território forma um município) tem a particularidade de ser a única porção do território nacional de Portugal que não está integrada em qualquer freguesia.
VIII Encontro Açores-Brasil
A programação oficial do VIII Encontro Açores-Brasil, acontece em Belo Horizonte na manhã deste sábado (26) no Instituto Histórico Geográfico, na Rua Guajajaras em BH, e vai reunir autoridades das duas nações. Entre outros o secretário regional dos assuntos parlamentares e das comunidades do governo dos Açores, Paulo Estêvão, o diretor regional das comunidades, José Andrade, além dos presidentes das outras sete Casas dos Açores já estabelecidas no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Espírito Santo.
De acordo com o representante da Casa dos Açores em Minas Gerais, o advogado Claudio Motta, o encontro reforça o papel estratégico das Casas dos Açores como pontes culturais, sociais e econômicas entre o arquipélago português e as diversas regiões brasileiras, incluindo Minas Gerais que desde os primórdios da nossa história, tem vínculos sanguíneos e afetivos com os Açores.
Claudio lembra ainda que “os laços entre Minas e os Açores é uma herança, que sugere cooperação em diversas áreas, incluindo comércio, educação, turismo, ciência e sobretudo cultura, face a história das duas nações lusófonas”, encerra.
Claudio Motta – Empresário, Advogado e Associativista
Claudio Motta é advogado especialista direito internacional, com autorização para atuar no Brasil e em Portugal, onde mantem correspondentes, parceiros experientes e qualificados nos dois países. Suas atividades abrangem especialmente a assessoria em Mediações, Arbitragens, Advocacia Preventiva e Direito Internacional. O escritório de Cláudio Motta também realiza trabalhos de obtenção de vistos e nacionalidade portuguesa, bem como de desenvolvimento de negócios e consultorias de pessoas físicas e jurídicas que pretendam se estabelecer fora do país.
O Advogado é presidente do Conselho de Assuntos Internacionais da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas e diretor da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-MG. diretor regional da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX).
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – WhastApp/Pix: 31-99953-7945
Colabore com a manutenção deste blog anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando.
Caro amigo de sempre; muito obrigado pela sua gentileza e atenção. Estou muito honrado com o seu artigo. Um fraterno abraço.