MINAS CONEXÃO | CDL-BH está otimista com o dia dos país e projeta injeção de R$1,76 bilhão na  economia da capital

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CDL-BH está otimista com o dia dos país e projeta injeção de R$1,76 bilhão na  economia da capital

O digital amplia o conhecimento, mas o físico é o que atrai, e por isso a importância de treinar equipes” Marcelo de Souza e Silva – Presidente da CDL-BH

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Foto: Divulgação – CDL-BH

Comércio varejista aposta no Dia dos Pais para impulsionar as vendas do mês de agosto em BH, é o que afirma a Câmara de Dirigente Lojistas de BH – CDL-BH, incrementando R$1,76 bilhão, na economia da cidade, o que significa um crescimento de 1,59% em relação ao ano anterior, quando o montante foi de R$ 1,73 bilhão.

A pesquisa da CDL/BH mostra que para aproveitar a movimentação em torno da data, 74,5% dos comerciantes vão investir em publicidade e 49% acreditam que as vendas serão melhores que as do ano passado. O Blog conversou com presidente Marcelo de Souza e Silva sobre esta data especial que é esperada com entusiasmo pelo comércio varejista da capital:

“A cada ano que passa, o Dia dos Pais aumenta sua força comercial e possibilita que o varejo ganhe fôlego até o supertrimestre, que se inicia em outubro. A tendência é que a data aqueça o comércio durante todo o mês com compras, trocas e novas vendas que são geradas nesta movimentação”, avalia.

Na perspectiva dos lojistas, os consumidores devem investir R$ 247,54 por presente, um valor 30,1% maior que o do último ano, quando o tíquete médio apontado pelos lojistas foi de R$ 190,20. Quanto à quantidade de itens adquiridos para homenagear os pais, 72% acreditam que será um presente, 27,5% esperam dois, e 0,5%, três.

Os itens com maior expectativa de vendas são roupas (32%), acessórios (relógios, joias, óculos – 15%), cosméticos (11,5%), canecas, copos térmicos e garrafas (11,5%) e calçados (10,5%). O valor médios desses produtos são:

Roupas – R$ 292,20

Acessórios – R$ 340,00

Cosméticos – R$ 109,78

Canecas, copos térmicos – R$ 62,39

Calçados – R$ 219,05

A forma de pagamento mais esperada pelos lojistas é à prazo (57,7%), sendo que 25,22% esperam um parcelamento de três vezes e 22,61%, 10 parcelas. as demais modalidades citadas são à vista no crédito (27%), PIX (14%) e débito (1,5%).

Quanto à expectativa dos comerciantes em relação aos gastos dos consumidores, em comparação a 2024, 28% esperam que aumente e 27% acreditam que será igual. Quanto ao estoque, 62,5% vão manter o mesmo volume do ano anterior e 31,5% vão aumentar. Somente 6% vão reduzir.

Canais de vendas

Para aproveitar as oportunidades em torno das datas, os lojistas devem conciliar estratégias no físico e virtual. Dentre as ações utilizadas estão divulgação em mídias sociais como WhatsApp e Instagram (91%), decoração da loja (76,5%), campanha boca a boca (42,5%), site da empresa (20,5%), Facebook (3%), TikTok (1%).

“O digital amplia o conhecimento, mas o físico é o que atrai. Por isso, é muito importante os esforços contínuos dos lojistas para oferecer um atendimento qualificado, um ambiente agradável, bons produtos e experiências que o virtual não proporciona”, avalia Souza e Silva.

Os canais de vendas mais utilizados pelos comerciantes serão venda física (98%), WhatsApp (83%), Instagram (60,5%), Site próprio (29%), aplicativo (1%).

 “Manter um preço competitivo, ampliar o uso de canais digitais e treinar equipes para atendimento ágil são ações de curto prazo com maior retorno esperado, como é o caso das datas comemorativas. O sucesso, contudo, dependerá da trajetória dos preços ao consumidor e do nível de renda disponível até agosto. Fatores que, na visão dos próprios lojistas, permanecem como um desafio contínuo diante do cenário econômico atual”, encerra o presidente da CDL/BH.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CDL-BH. – Credito de foto da capa: Alessandro Carvalho

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

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