Conheça os bastidores da cadeia produtiva e o papel estratégico da embalagem de aço na economia circular brasileira

O aço é amplamente utilizado no cotidiano, especialmente na conservação de alimentos, tintas e produtos industriais. Porém, pouco se sabe sobre os bastidores da cadeia produtiva, que começa nas siderúrgicas, circula por diversos setores, chega ao consumidor final e, após o uso, segue para reciclagem, completando um ciclo sustentável de produção e reaproveitamento.
Produzido nas siderúrgicas brasileiras, o ferro é convertido em chapas metálicas laminadas e, geralmente, estanhadas, conhecidas como folhas de flandres. As folhas laminadas de aço passam por processos industriais de corte, conformação e revestimento, tornando-se embalagens versáteis e seguras para diferentes segmentos da indústria. Com alta resistência e longa vida útil, o aço oferece proteção eficiente aos produtos e se adapta a diversas aplicações.
Após passarem por supermercados, lojas de conveniência, empórios, comércio eletrônico e outros canais de venda, e chegarem ao consumidor final, as embalagens entram em um sistema estruturado de reaproveitamento que inclui descarte seletivo, triagem e reciclagem. Esse ciclo movimenta a economia brasileira e gera milhares de empregos diretos e indiretos em diversas regiões do país. O aço se destaca por ser 100% reciclável, podendo ser reaproveitado infinitamente sem perda de qualidade e de suas características originais.
O articulista Fernando de Almeida do Portal Minas Conexão, conversou com Thais Fagury, presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço – (Abeaço): “trabalhamos para esclarecer à sociedade sobre as vantagens e a importância do aço. Desmistificar informações equivocadas é essencial para que mais pessoas reconheçam o valor desse material, que combina praticidade, resistência e, principalmente sustentabilidade”, afirma.
Além de sua reciclabilidade infinita, o reaproveitamento da lata de aço contribui para a preservação de recursos naturais e a redução de emissões de gases de efeito estufa. Também fortalece cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis e a indústria nacional. “Atualmente, quase 50% das latas de aço comercializadas no Brasil retornam ao ciclo produtivo através da reciclagem, índice que cresce com o engajamento de consumidores e agentes da cadeia”, salienta Fagury.
A crescente valorização da sustentabilidade tem influenciado a forma como embalagens são percebidas por consumidores, varejistas e indústrias. A busca por soluções que aliem eficiência, segurança e responsabilidade ambiental reforça o protagonismo do aço como material estratégico. Suas vantagens competitivas o posicionam como uma escolha consciente no mercado.
Com atuação colaborativa e foco em inovação, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) fortalece o setor e insere o Brasil nas discussões globais sobre sustentabilidade. Da produção à reciclagem, o ciclo da lata de aço representa um modelo industrial alinhado ao desempenho econômico, ao impacto social e ao compromisso ambiental.

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental e economia circular, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.
Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.
A reportagem é de Fernando de Almeida – Articulista do Portal Minas Conexão
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, sugerindo pautas, compartilhando e doando pelo PIX: 31-99953-7945
/>






