“Outubro Prateado” dedicado à valorização e proteção dos direitos da pessoa idosa e contou com moradores de vários bairros da Capital Mineira
A manhã do último domingo 19/10 foi movimentada na Praça Diogo de Vasconcelos no coração da Savassi. Cerca de 1.200 pessoas ocuparam as duas pistas da Av. Getúlio Vargas para um extensa programação musical e atividades voltadas para o público de terceira idade, a juventude prateada.
Além dos shows, atividades com apoio de fisioterapeutas, massoterapeutas e cuidados básicos, necessários para quem passou dos 60 e não perdeu a vitalidade. O evento Festi foi uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal do Idoso.
O Festival mobilizou agentes da prefeitura e da Secretaria de Esportes e Lazer, como parte do programa “Outubro Prateado” dedicado à valorização e proteção dos direitos da pessoa idosa.
O foco foi incentivar o convívio social e a participação de pessoas com 60 anos ou mais em atividades que promovem envelhecimento ativo. A Praça da Savassi que fica na região Centro-Sul de BH foi fechada para receber o evento que começou às 9h e encerrou às 13h.
A expectativa da prefeitura era reunir o público da terceira idade e ele compareceu em peso. O Portal Conexão Minas esteve no evento, registrou e conversou com alguns participantes. Simone Cordeiro (72) chegou logo cedo e não imaginava que o evento fosse ser o sucesso que se viu:
“Este tipo de iniciativa tira o idoso de casa e faz ele se movimentar, merece aplauso. Confesso que não esperava encontrar tanta gente. Parabenizo a prefeitura pelo sucesso do Festi e quero estar presente nos próximos”, destacou a aposentada que mora no Padre Eustáquio e compareceu com a filha Ana Carolina Cordeiro (32) e o neto Jose Eduardo Fialho Cordeiro de 7 anos.
O evento era gratuito e aberto ao público; embora voltado especialmente para pessoas idosas, qualquer pessoa poderia participar. Em virtude da caminhada e montagem do evento, houve interdição de trechos próximos à Praça da Savassi e arredores da Praça da Liberdade, o que já acontece aos domingos para atividades físicas e interação a comunidade.
Para os netinhos das vovôs e vovós presentes, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer preparou uma parquinho com monitoramento e segurança. O transito que aos domingos é desviado, neste domingo recebeu atenção especial da Guarda Municipal e Polícia Militar que estiveram presentes durante toda a programação, cuidando da segurança reforçada.
A Programação foi cumprida e incluiu:
9h: abertura e apresentação musical do grupo Trem Chic.
9h30 às 10h30: Caminhada pelo Envelhecimento Saudável, saindo da Praça da Savassi e percorrendo Av. Getúlio Vargas / Av. Cristóvão Colombo / entorno da Praça da Liberdade.
10h30 às 12h30: Espaço Dançante com a banda Forró du Katito e monitores de dança.
9h às 13h: Espaços independentes disponíveis, como:
Espaço Informativo (Saúde, Esportes, Assistência Social)
Oficinas recreativas e esportivas.
Espaço Bem-Estar para idosos, com direito a massagem e relaxamento.
O lado negativo que os gestores municipais precisam ficar atentos:
Chamou atenção o abandono do entorno da Praça da Savassi, ocupada por moradores em situação de rua e, sobretudo, a sujeira. Salta aos olhos a visível ausência de manutenção do patrimônio público e omissão do poder público, depondo contra a cidade que tem ganhado protagonismo no turismo. Turismo não combina com o que estamos assistindo em BH em relação aos espaços públicos.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – Wpp/Pix: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando!
Parabéns,por este Evento estimulando as pessoas de 60 ou + idade a participarem e ao mesmo tempo praticar atividades saudáveis em convivo com outras e se distraído de forma descontraída.
Excelente idéia.continue alimentando esta maravilhosa ação
👏👏👏👏👏👏👏👏
Pena que não estava sabendo desde evento maravilhoso. Nos próximos quero está presente.