O Rio de Janeiro foi sede do 8º Seminário de Práticas Integrativas e reuniu médicos, fisioterapeutas e terapeutas de várias partes do Brasil no último final de semana de 5 a 7 de setembro

O 8º Seminário de Práticas Integrativas, evento que reuniu médicos, fisioterapeutas e terapeutas de várias partes do Brasil na capital Fluminense entre os dias 05 e 07 de setembro de 2025, aconteceu no Américas Barra Hotel, e teve como anfitriões os terapeutas integrativos, Flavia Campos e Carlos Herencia, da Bioqualitylife.
O auditório do Américas Barra Hotel lotou e o público, composto por terapeutas, fisioterapeutas e médicos, pode acompanhar ao vivo aulas inéditas e visitar os stands que promoveram demonstrações de técnicas e produtos que fazem parte da medicina integrativa.

A preocupação dos organizadores foi equilibrar as vertentes científicas e cosméticas, em uma área da medicina que movimenta cifras expressivas e que cresce cada vez mais, atendendo a um público exigente tanto de médicos, quanto de terapeutas de variadas áreas que buscam atualizações e inovações para atender uma clientela cada vez mais exigente e que busca por saúde, bem estar, e está disposta a pagar caro por isso.
O Seminário contou com a parceira da conhecida biomédica Dra. Elaine Silveira, sócia da Hidrocolon, e ela destacou a importância da ozonioterapia que na última semana, teve sua aprovação como prática médica reconhecida pelo Conselho Federal e Medicina. “A ozonioterapia conjugada com hidrocolonterapia representam uma esperança de saúde e prevenção de doenças colorretais para milhares de pessoas,” destacou a especialista.

O seminário foi uma oportunidade de levar informações seguras para os participantes, e teve mais de 30 aulas, com temas variados e foco na informação de qualidade, desmistificando desinformações a respeito do tema, a maioria disseminadas propositadamente pela indústria farmacêutica, que enxerga nas Práticas Integrativas, uma ameaça as terapias alopáticas.
São muitas as opções de tratamentos integrativos que acabam por melhorar a vida das pessoas, incluindo a iridologia, auriculoterapia, laserterapia, detoxificação, a hidrocolonterapia, além da ozonioterapia que contou a participação da médica Otorrinolaringologista e pós-graduada em perícia médica, Dra. Maria Emilia Gadelha Serra, sócia-fundadora da Sobom, uma das primeiras Sociedades de ozonioterapia médica do país.

Dra. Maria Emilia palestrou sobre o assunto e lembrou do significado da publicação da Resolução 2.445/2025, ocorrida na última sexta-feira (29/09), que para ela “é o início de uma nova era na medicina brasileira e mundial”. Com efeito, a atuação da Dra. Gadelha foi fundamental para aprovação do método no Brasil pela Anvisa e depois pelo CFM.
Esteve presente no evento o presidente da Associação Médicos Pela Vida, o Oftalmologista de Recife-PE, Dr Antonio Jordão Neto, que foi ao Rio Exclusivamente para o evento, a convite do coordenador Regional do MPV no Estado, o médico emergencista, Dr Jandir Loureiro.

O presidente do MPV conversou com o blog e revelou que se sentiu inspirado com o evento: “Foi um evento vitorioso, se considerarmos a qualidade e didática dos palestrantes, foi um blend de aulas científicas esclarecedoras, elevando o nível da prática integrativa e desmistificando o conteúdo, com relatos de casos que não deixam dúvidas sobre a eficácia das prática que a cada dia ganham mais adeptos”, relata.
O presidente do Médicos pela Vida destacou a qualidade e clareza da apresentação da terapeuta holística dedicada na iridologia, Flávia Campos: “Parabenizo a Flávia pela sua superação pessoal e reinvenção profissional. Sua alegria é contagiante e estimulante. Um espetáculo à parte”, encerrou o líder do movimento que teve início nos primeiros dias da pandemia e hoje conta com mais de 30 mil signatários em todo o Brasil. O MPV foi organizador de 3 Congressos Mundiais sobre Covid no Brasil, eventos que reuniram médicos e cientistas de 27 países, e cuja participação direta, soma mais de 1.800 especialistas.

Para o coordenador do MPV no estado do Rio de Janeiro, o Dr Jandir Loureiro, a aula do médico imunologista e neurocientista Dr. Flávio Ferreira, foi a mais impactante. “Dr. Flávio esteve conosco algumas vezes nas Lives Comunica Médicos pela Vida que acontecem todas as terças-feiras às 20h30, e sempre demonstrou domínio do tema, didática e conhecimento, mas ao vivo é diferente, e ele está sempre se superando”, destacou Loureiro.
O médico emergencista lembrou ainda que o Dr. Flávio Ferreira perdeu o irmão para depressão, e batizou seu método com o nome dele: “O conteúdo médico que assistimos aqui nestes 3 dias foi incrível como sempre, e com certeza agrega conhecimento para todos que estiveram presentes neste evento”, encerrou.

A parceria da Bioqualitylife com o Médicos Pela Vida se desenha alvissareira e já pode ser contabilizada com frutos para toda a comunidade médico cientifica, isso porque ao abrir espaço no evento para seis médicas que participam ativamente das atividades do Médicos pela Vida, o evento cumpriu com a sua missão de disseminar conhecimento e cooperar com a ciência de ponta.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Independentes – AJOIA Brasil!
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – Wpp/Pix: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando!