A questão não é apenas estética, mas de segurança. A proposta recebeu 38 votos favoráveis em 2º turno e segue para sanção do prefeito Álvaro Damião

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5/11), o Projeto de Lei 73/2025, de autoria do vereador Bráulio Lara (Novo), que obriga a Prefeitura de BH a notificar prestadores de serviços e operadoras responsáveis por fios e cabos aéreos rompidos ou abandonados, determinando que realizem a remoção do material.
O texto recebeu 38 votos favoráveis em 2º turno e segue agora para sanção do prefeito Álvaro Damião. O projeto altera o Código de Posturas de Belo Horizonte (Lei 8.616/2003), acrescentando mais dois artigos: Um estabelece a responsabilidade direta das empresas pela retirada da fiação que ofereça riscos à segurança e interfira na circulação de veículos e pedestres.
Já o outro prevê a criação de um canal exclusivo para que a população possa denunciar situações de fios partidos ou abandonados nas vias públicas. A fiação solta dependuradas nos postes das ruas da capital representa riscos de acidentes e comprometem a estética da cidade, que fica com aspecto de abandono e desordem, ambiente propício para acidentes, com risco de vida.
Havia, na gestão do governador Itamar Franco, quando a Cemig era exemplo para o país, (hoje nas mãos de paulistas, trabalhando o seu sucateamento), uma proposta de aterramento da fiação elétrica e de telefonia em toda a cidade de Belo Horizonte, a exemplo do que foi feito em cidades históricas. Porém, a idéia que acabaria definitivamente com o problema, acabou se perdendo com o tempo e o cenário da fiação hoje é de caos. Filho feio sem pai.
O Portal conversou com o vereador Bráulio Lara sobre esta aprovação que recebeu apoio de todos os vereadores da CMBH: “Nossa iniciativa busca agilizar a solução de um problema recorrente que há anos causa transtornos aos moradores da capital. Fios e cabos instalados de forma desordenada muitas vezes são abandonados quando perdem o uso, e acabam pendurados ou completamente rompidos em logradouro público, inexistindo quem realize sua necessária remoção”, afirma o parlamentar do Partido Novo.
Bráulio destaca ainda que a aprovação por unanimidade do projeto mostra a insatisfação de toda a população com os garranchos dependurados nos postes da cidade: “Isso mostra que a cidade quer mudança quando se fala de fios e cabos partidos. A lei sendo sancionada a prefeitura já terá condições de organizar os mutirões junto das empresas de telecom e também da Cemig e fazer a organização do espaço público”, finaliza.
O projeto havia sido aprovado em 1º turno, também por unanimidade, e passou agora pelo crivo final dos vereadores sem votos contrários ou abstenções. A proposta é vista como um avanço para a organização urbana e a segurança das pessoas, reduzindo riscos de acidentes e melhorando a estética das vias de Belo Horizonte.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – Wpp/Pix: 31-99953-7945
Contribua para fortalecer o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pautas e doe pelo pix!
/>






