O clube é reconhecido pela combinação de tradição e modernidade, mantendo infraestrutura impecável e prestação de serviços de excelência para os sócios

A Assembleia Legislativa e Minas Gerais – ALMG, realizou Reunião Especial de Plenário na última quinta-feira (18), às 19h, com o objetivo de homenagear o Minas Tênis Clube pelos seus 90 anos de fundação.
O plenário esteve lotado e a homenagem incluiu apresentações do grupo de dança jovem do Minas e presenças ilustres, incluindo o presidente do CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, o comandante do Gabinete Militar do Governo de Minas Coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, representando o Governador Romeu Zema, o Coronel Carlos Henrique Guedes a vereadora Fernanda Altoé (NOVO-BH) e outras autoridades.

O requerimento para a homenagem foi de autoria do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins (MDB), e do deputado Doorgal Andrada (PRD), que são ex-atletas do Minas. Tadeu Martins praticou voleibol no Minas quando chegou de Montes Claros para estudar em BH, e Dorgal é praticante até hoje do Triatlo.
Em seu discurso, o presidente da ALMG falou da importância do Minas Tênis Clube, destacando que trata-se de um celeiro de atletas e um dos maiores e mais respeitados clube sociais do Brasil. “No Minas encontramos os amigos e aproveitamos para praticar esportes. Nelson Mandela dizia que é através do esporte que o mundo vai encontrar a paz, pois ele não faz distinções de raça, posição social e nem de sexo”, destacou o jovem político que entregou a Placa ao presidente Carlos Henrique Martins Teixeira.

Aos 90 anos, o Minas Tênis Clube possui mais de 80 mil associados e cinco unidades, sendo duas urbanas (Minas I e Minas II), uma campestre (Minas Country), e o Minas Náutico, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (RMBH).
O clube é reconhecido pela combinação de tradição e modernidade, mantendo infraestrutura impecável e prestação de serviços de excelência para os sócios, com forte ligação com esporte, lazer, cultura e educação. O Minas é ponto de encontro de dezenas de milhares de famílias mineiras.

No aspecto esportivo, o Minas é destaque nacional. Tem cerca de mil atletas federados, sendo 900 em formação, em nove modalidades: basquete masculino, futsal, ginástica artística, ginástica nos trampolins, judô, natação, tênis, voleibol feminino e masculino. O Minas abre suas portas todos os dias 364 dias por ano e só fecha para os sócios no dia que homenageia seus colaboradores.
No campo cultural e educacional, o clube oferece uma ampla gama de atividades: o Centro Cultural Unimed‑BH Minas (teatro para 612 pessoas, galeria, biblioteca, salas de cinema e multimeios, etc.), cursos de formação esportiva e artística, programas de recreação para várias idades, e o programa “Acompanhamento Escolar” para sócios‑alunos.

Em seu discurso – que segue na íntegra – o presidente Carlos Henrique Martins Teixeira agradeceu a homenagem, mas antes citou nominalmente dezenas de pessoas presentes que compõem a diretoria e o staff do clube que ele comanda, com destaque para o vice-presidente Wagner Furtado Veloso e funcionários que há décadas compõem o time de colaboradores do Clube que somam mais de 2 mil funcionários, trabalhando ininterruptamente para fazer do “Clube da rua da Bahia,” um exemplo para o mundo.

Discurso do presidente do Minas Tênis Clube – Carlos Henrique Martins Teixeira
“Boa noite a todos!
É com orgulho e emoção que agradeço a Vossa Excelência, o deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e ao deputado Doorgal Andrada, autor do requerimento que nos concedem esta homenagem tão significativa para celebrar os 90 anos do Minas Tênis Clube.
Destaco o quão bem esta Casa nos representa por meio de um espírito jovem e inovador.
Por isso, estendo meus cumprimentos a todos os parlamentares presentes. Como ninguém faz nada sózinho, gratifico também os nossos associados, e, em especial, os “feras” que constroem diariamente este grande Clube. Destaco também nossos atletas que levam a bandeira de Clube, do Estado e do País.Com isso, ressalto que a verdadeira grandeza do Minas está justamente na colaboração máxima de todos que dele participam…
Nossa instituição nasceu do sonho de promover saúde e bem-estar para a população de Belo Horizonte. Desde a sua inauguração, em 1935, como a primeira Praça de Esportes da capital mineira, temos pautado nossa atuação em quatro pilares: educação, esporte, lazer e cultura.
Mas acredito que nosso diferencial vai além da qualidade e excelência com as quais atuamos, pois contamos com um fator que também é comum a esta Casa: a mineiridade. Me refiro à nossa capacidade de sermos colaborativos, acolhedores, agir com escuta ativa e receptividade. Essa é a maior herança que herdamos e transferimos de geração a geração. Não à toa, somos conhecidos como a terra da generosidade.
Devido a isso, o eterno Clube da rua da Bahia é reconhecido nacionalmente não apenas como um celeiro de grandes atletas, mas também pelo compromisso com a formação de cidadãos conscientes, humanos e preparados para viver em sociedade. Este é, sem dúvida, o nosso maior legado.
Em nome do Minas Tênis Clube, registro aqui nossa profunda gratidão à Assembleia Legislativa de Minas Gerais por essa homenagem e a dedico a todos que, com orgulho, enxergam nosso Clube como um espaço de convivência, alegria e pertencimento.
Faço minha a frase de Guimarães Rosa para traduzir em palavras o que este momento bem mineiro significa para todos os minastenistas: “Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais” e “ Minas entende, atende, toma tento, avança, peleja e faz”. O Minas Tênis Clube, na nossa mineiridade, repito, também avança, toma tento, peleja e também faz. São noventa anos de realizações e É Minas de futuro.
Muito obrigado!”
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.minasconexao.com.br – jaribeirobh@gmail.com – Wpp/Pix: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pautas e doe!