Se você respondeu que eles não tem absolutamente nada em comum se não a coincidência da data de 11 de maio, você acertou

Em 11 de maio de 1960, ocorreu a Operação Garibaldi, uma ação extraordinária, em que um grupo de agentes do serviço secreto israelense, o Mossad, capturou em Buenos Aires e extraiu da Argentina o fugitivo nazista Adolf Eichmann, que vivia sob o pseudônimo de Ricardo Klement, tendo julgamento público em Jerusalém e sendo executado por crimes contra a humanidade.
Às 2h da madrugada do dia 3 de janeiro de 2026, a Operação Absolute Resolve, executada pela unidade de elite norte-americana Delta Force, extraiu o ditador Nicolas Maduro, da Venezuela, para ser julgado nos Estados Unidos. A história sempre se repete.

Hoje é Dia Nacional do Reggae. A data foi instituída oficialmente pela Lei 12.630/2012 para homenagear o cantor e compositor jamaicano Bob Marley, o maior ícone do gênero no mundo, com forte influência na cultura brasileira, que faleceu em 1981, vítima de um melanoma lentiginoso acral, um tipo raro e agressivo de câncer de pele.

Hoje é o Dia Nacional do Agente de Autoridade de Trânsito. A data foi oficializada por intermédio da Lei 14.594/2022, em razão da chamada “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, criada pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de conscientizar governos e populações ao redor do mundo para reduzir drasticamente o número de mortes e feridos em vias públicas.
Os agentes são os executores da política nacional de trânsito, essenciais à preservação da vida e ao cumprimento das leis de trânsito em todo o país, de forma eficiente e segura. No Brasil, a figura do agente de trânsito é composta por diferentes categorias de servidores públicos que atuam na fiscalização, orientação e operação de tráfego. Eles não pertencem a uma única instituição, mas sim a diferentes esferas do governo.

Hoje é o Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. A data homenageia o nascimento do Marechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, bem como a estreia do telégrafo elétrico, inaugurado em 11 de maio de 1852, com uma linha que ligava o Palácio da Quinta da Boa Vista ao Quartel-General do Exército, no Rio de Janeiro.
O telégrafo é a ferramenta que utiliza a linguagem do código Morse, com pontos e traços, para a transmissão da mensagem. Meu saudoso pai, Afonso, foi telegrafista dos Correios. Com ele, aprendi traços que moldaram meu caráter e pontos, sempre de partida, para um novo recomeço.
*Hércules Oliveira – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro – Professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Delegacia Minas Gerais e articulista do Portal Minas Conexão – Coluna das segundas-feiras.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor








Sempre honrado, respeitoso e dedicado nas publicações. Obrigado pelo conhecimento compartilhado Mestre!
Segunda-feira é dia de adquirir conhecimento!! Obrigado.
Bom dia segunda feira, com conhecimento e boas recordações!
Valeu!!!
👏🏼👏🏼👏🏼